© 2017 por Atol Estúdio. Criado com Wix.com

QUEM SOMOS

CACO DE PAULA
O jornalista e editor CACO DE PAULA, codinome profissional de JOÃO CARLOS DE PAULA, dirige a agência AUÁ BRASIL, dedicada a Comunicação e Sustentabilidade. Em seu trabalho de editor, desenvolveu larga experiência na articulação e liderança de equipes criativas de alta performance para produção de revistas semanais, mensais, sites, aplicativos, séries de guias e livros impressos e digitais, oficinas, eventos de compartilhamento e viagens de aprendizado, entre outras plataformas. Foi publisher e diretor de National Geographic Brasil e criador da multiplataforma Planeta Sustentável*, que dirigiu por oito anos. Co-autor dos quadrinhos Heróis do Clima, lançado em quatro línguas. Desenvolve pesquisas e projetos com foco em Turismo Sustentável. Publisher multimeios, tem experiência em estratégia de comunicação, projetos editoriais, planejamento, edição e publicação de mídia impressa, vídeos, livros, quadrinhos, sites, aplicativos, publicações customizadas, planejamento, execução e apresentação de eventos. Caco de Paula reúne 40 anos de experiência (TV Globo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Veja, Veja São Paulo). Foi diretor de Guias Quatro Rodas e Viagem e Turismo. Em National Geographic Brasil lançou a olimpíada educacional Viagem do Conhecimento, com participação de 390 000 estudantes. Foi diretor de núcleo da Abril, onde trabalhou por 30 anos.

(*A multiplataforma Planeta Sustentável foi considerada uma das principais fontes de informação sobre sustentabilidade em Língua Portuguesa pela Fundação das Nações Unidas. Caco de Paula também integrou o conselho e presidiu o board do Global Compact no Brasil, projeto coordenado pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), com objetivo de ampliar iniciativas de sustentabilidade no meio empresarial.)

GISELE MENDES DE PAULA 
Jornalista e roteirista multimídia e produtora editorial. Nasceu em Curitiba e vive há 24 anos em São Paulo. Formada em Comunicação pela PUC-PR, iniciou sua carreira como produtora em documentários e filmes publicitários. Atuou com pesquisa de imagens e organização de acervos, entre eles os da Volvo do Brasil e Fundação Cultural de Curitiba. Em São Paulo, integrou redações de algumas das mais importantes emissoras de televisão, como Cultura, Record e Globo, atuando nos telejornais Jornal Nacional, Jornal da Globo, Bom Dia São Paulo, Globo Repórter e Fantástico. Entre suas principais atribuições incluíam-se trabalhos de pesquisa, apuração, produção e estruturação de narrativa para reportagens, programas jornalísticos e documentais. Apurou e escreveu reportagens para diversas revistas, colaborando principalmente com Claudia, Gula e Crescer. Na área de publicação de livros, trabalhou na pesquisa, produção e texto de diversos títulos — inclusive em projetos de ghostwriting — para as editoras Ática e Nova Cultural, entre outras. Atuou em projetos free lancer, na produção, texto e roteiro de filmes publicitários e programas de TV a cabo, para diversos clientes, entre eles a Agência DM9DDB. Atualmente, é colaboradora associada das empresas AUÁ BRASIL e CINÉDOQUE, atuando como jornalista, pesquisadora, roteirista e produtora editorial, na mídia impressa, digital e áudio visual, desenvolvendo e realizando documentários, videos, livros e projetos multimídia.

ALESSANDRO MEIGUINS

Jornalista, designer e infografista, Meiguins formou-se em design gráfico pela FAAP e jornalismo pela ECA/USP. Coordena o ATOL ESTÚDIO, um ateliê de comunicação especializado em sustentabilidade, arte, empreendedorismo e literatura. Especialista na criação de publicações piloto e no desenvolvimento de linguagens inovadoras e acessíveis para temas de difícil compreensão, Meiguins atendeu o setor de marketing e redes sociais do Grupo Companhia das Letras/Penguin entre 2015 e 2016, criando, em um ano, mais de 600 peças de comunicação e ponto de venda. Desde 2015 desenvolve para o Instituto Oceanográfico/USP um piloto georreferenciado de publicações digitais com os resumos de papers científicos feitos por pesquisadores ligados ao instituto. Em 2014, em parceria com Caco Galhardo, e sob a coordenação de Caco de Paula, Matthew Shirts e Karen Tada, escreveu o roteiro original da história em quadrinhos Heróis do Clima, lançada em português, inglês, espanhol e francês, nas COPs 20 e 21. Já criou maquetes, mapas e infográficos com diversas linguagens, para inúmeras publicações. Desenhou o projeto gráfico da Revista Mit, Living Alone, The President, Atlas Ambiental Atina!, Catálogos Épice, Especiais Vida Simples e Caminhos da Terra, entre outros. 

Foto: Kiko Ferrite

GABRIELA AGUERRE

Gabriela Aguerre Hughes formou-se em comunicação social pela PUC-SP e hoje cursa pós-graduação em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz. Trabalhou na Superinteressante, no UOL, na Abril.com, e por dez anos manteve-se na revista Viagem e Turismo, revista líder do segmento, chegando a ser sua diretora de redação. Fez parte das primeiras redações de internet do Brasil e aperfeiçoou-se no desenvolvimento de comunicação digital. Especialista em conteúdo editorial, comunicação e negócios nas áreas de viagem e turismo, passou a última década gerenciando conteúdo e expandido as marcas impressas de turismo da Editora Abril para outras plataformas. Organizou eventos, frequentou feiras nacionais e internacionais, recebeu prêmios, representou a publicação em todas as suas instâncias. No início de 2014, uniu-se à EDITORA ALPENDRE, tornando-se empreendedora em uma área de notável crescimento no Brasil.

GABRIELA ERBETTA

Maria Gabriela Ribeiro Erbetta é jornalista, escritora e tradutora. Formada em comunicação social pela PUC-SP, trabalhou nas redações de Veja São Paulo, Época Online, GuiaSP e Guia Quatro Rodas. Como editora-chefe do Guia Quatro Rodas, por cinco anos esteve a cargo de uma equipe de mais de vinte jornalistas, tendo sido responsável pelo planejamento, pela coordenação e pela edição de diversos guias da marca, bem como de projetos customizados. Teve papel proeminente na condução de diversos negócios relacionados à marca Guia Quatro Rodas. Desde 2012, quando fundou a EDITORA ALPENDRE, tem se dedicado a prospectar, formatar e publicar livros digitais, cuidando de todas as etapas de elaboração dos projetos, da ideia ao lançamento, da coordenação de mídias sociais ao controle de vendas.